top of page

AZALEIA (Rhododendron simsii)

Podem ser cultivadas tanto em canteiros quanto dentro de casa.

Solo: duas medidas de terra comum, uma medida de areia e outra de composto. A rega deve ser feita sempre que a terra estiver seca, tomando cuidado para não tocar as flores no vaso.

  • Existem dois tipos principais de azaleias: as nativas, que crescem como videiras e não precisam ser podadas, e as asiáticas, que crescem como arbustos.

Sombra. ou "iluminação peneirada".O solo não deverá reter muita água.

  • Molhe a azaleia antes de plantar. Mergulhe o torrão em um balde com água ou umedeça-o um pouco com uma mangueira antes de colocar a planta no buraco.

  • Coloque uma cobertura morta em torno das azaleias quando suas flores sumirem. Coloque, entre os arbustos, serragem, folhas de pinheiro, lascas de madeira ou de casca de pinheiro. 

    Cuide para que a azaleia não resseque, pois senão irá murchar.

  • Remova os ramos mortos na primavera. Uma poda precoce irá fazer com que a energia da planta seja direcionada à geração de novos ramos. Analise a azaleia para encontrar ramos mortos e outros pontos que precisem ser cortados. Utilize alicates de poda para tirar volume das azaleias e retire todos os ramos mortos.

  • Não exagere nessa poda de começo de primavera. Cada ramo saudável removido poderia ter gerado lindas flores nessa estação. Se você quiser mudar o formato da planta, espere até o verão.

  • Faça uma poda leve depois que as flores sumirem

Propagação: estacas de ponteiro, de 7 a 10 cm, nem muito lenhosos nem muito herbáceos. Tratar com reguladores de crescimento, que promovem e aceleram a formação de raízes. Remova as folhas inferiores e coloque as estacas para enraizar na água ou em composto preparado na mesma hora; sempre em local quente e úmido. Levam cerca de 6 semanas para ocorrer o enraizamento adequado da estaca. Pleno sol ou meia-luz.

Adubação, bom formulações de liberação lenta (10:10:10), que permitem ser realizadas 4 vezes ao ano. Podar sempre.

bottom of page