top of page

GIRASSOL (Helianthus annuus)

Anual, fácil de cultivaratinge de 40 cm a quase 8 m de altura

Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais. Em poucos meses surgirão grandes folhas ásperas e com pelos, para em seguida surgirem os botões.

Existe a espécie “Teddy Bear” (girassol-de-ouro, em pompons amarelos — de porte menor), 

Os cultivares anões são convenientes para vasos e jardineiras grandes, mas a maioria dos cultivares é muito grande para serem cultivados em vasos, e são normalmente cultivados apenas em jardins ou em plantações cuja finalidade é vender os capítulos florais para ornamentação.

O solo deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas de girassol geralmente não toleram bem o transplante. Caso sejam semeadas em sementeiras ou em copinhos feitos de papel jornal, faça o transplante assim que as mudas possam ser manuseadas sem sofrer danos, mas antes que as raízes ocupem todo o volume do contêiner. As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas.

Espaçamento de 80 cm entre as linhas de plantio e 40 cm entre as plantas. Para cultivares ornamentais pequenos, 20 a 30 cm entre as plantas é o suficiente, Retire plantas invasoras.

A colheita pode ser feita geralmente de 70 a 90 dias após o plantio,

bottom of page