DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
Rosa grandiflora
ROSA (Rosa grandiflora)
Prepare a cova 15 dias antes, cavando uma área de mais ou menos 30 cm ou larga o bastante para receber o torrão de raízes da muda. Coloque no fundo do buraco uma colher de sopa de calcário dolomítico. Passada a quinzena, prepare a mistura com 2 col. (sopa) de farinha de osso, 2 col. (sopa) de composto orgânico e 1 col. (sopa) de NPK 10-10-10. Adicione esse preparo à terra vegetal, mexa bem e use esse substrato no plantio. Roseiras de caule ereto necessitam de tutor e as de trepar devem ser colocadas inclinadas, a 20 centímetros da parede ou do suporte em que vão se apoiar.
Roseiras não gostam de água em excesso e pegam muitas doenças quando as raízes são mantidas úmidas. A melhor forma de evitar isso é fazendo a rega perto do meio-dia, uma prática que não vale para a maioria das flores, mas que permite às raízes aproveitarem a água num curto espaço de tempo e passarem o resto do dia secas. Isso também evita o surgimento das três doenças fúngicas mais comuns em roseirais, míldio, oídio e ferrugem.
Quanto às podas, a maior dúvida diz respeito à época do ano (tanta gente poda apenas nos dias 23 ou 24 de junho). Há dois tipos de corte de roseiras, um de manutenção, para eliminar galhos secos, doentes e mal formados, que pode ser feita em qualquer época do ano.
A outra poda é chamada de anual e serve para renovar a folhagem e produzir mais flores – essa deve ser realizada entre os meses de junho e julho, em cidades de clima quente ou ameno.Para a poda anual, conte cinco “nós” (a cicatriz no caule de onde surgem as folhas) a partir do chão e corte tudo acima disso. Dá pena, mas a planta fica linda em poucos meses. Também retire as rosas murchas com três pares de folhas – as flores secas atraem pragas e desperdiçam a energia da planta.
A reprodução costuma ser feita por estaquia, retirando-se um galho de 20 cm a 30 cm bem formado, sem flores e com três pares de folhas. Corte a ponta na diagonal e espete a estaca na mesma mistura usada para o plantio, excluindo apenas o calcário. Mantenha a estaca em local com muita claridade, mas sem sol direto e regue com um pouco mais de frequência, para manter a terra ligeiramente mais úmida do que se a muda já estivesse formada. Em algumas semanas a planta terá produzido novos brotos indicando que já tem raízes novas. Espere mais algumas semanas e faça o plantio em local definitivo.
Roseiras: areia, esterco de galinha, podar na minguante.
Só dá flor em galho novo.
A técnica da estaquia consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido. Com as roseiras, retire um ramo que seja forte e COM flores (a flor QUER se reroduzir!), retire as folhas da base da estaca para estimular o crescimento de raízes e coloque esse ramo no substrato, enterrando a base sem folhas.
Quebra da dormência: estratificação a frio - geladeira. condições de umidade e frio, imitando o clima do inverno. Coloque-as no papel-toalha levemente umedecidas, ou em um recipiente de areia sem sal umedecida ou vermiculita. Deixe as sementes na parte mais fria da geladeira por algumas semanas, como uma gaveta vazia. Não ponha junto a frutas e legumes, pois eles podem liberar substâncias químicas, que impedirão o seu desenvolvimento. Verifique pelo menos 1 ou 2 vezes por semana se surgiu algum broto. Ponha algumas gotas de água no papel-toalha sempre que começarem a secar. Dependendo da variedade de rosa, podem demorar de 4 até 16 semanas para germinar. É provável > 70% nunca germinem.
As sementes germinadas devem se tornam mudas em 1 semana. Sementes compradas em lojas NÃO necessitam de estratificação caseira e podem levar algumas semanas para brotar.