top of page

PRERENES

       Perenes são plantas que não perdem as suas folhas.

Vivem ano após ano, sendo comum sobreviverem ao inverno para crescer novamente.

       Muitas destas espécies perenes não se reproduzem usando sementes, normalmente preferem reproduzir-se vegetativamente e produzem para isso estruturas especificas

       Grande parte das espécies perenes são lenhosas pois possuem um porte arbóreo ou arbustivo (caracterizado pela presença de lenhina), destas são exemplo as azáleas.

       As espécies perenes estão normalmente adaptadas a baixos níveis de nutrientes no solo uma vez que podem produzir aquilo de que necessitam para sobreviver.

       Um exemplo de adaptação de algumas espécies é folhas com forma de agulha, estas folhas evitam a perda de água pois apresentam uma menor áreas exposta.

       Como os vegetais perenes ocuparão seu espaço na horta por mais tempo que os anuais, é particularmente importante preparar o solo de forma adequada para que eles tenham nutrição duradoura. Para isso, use matéria orgânica como humus de mihoa ou esterco bem decomposto.

       Aplique fertilizante mensalmente durante a época de cultivo. Cubra o solo com palha, grama cortada ou folhas secas (mulch) para conservar a umidade e deter ervas daninhas.

HORTA - Perenes

       Alcachofra, Alecrim, Alho, Cebola Andante do Egito,
Hortelã, Morango, Orégano, Ruibarbo,

       O Aspargo comporta-se como vegetal perene em regiões cujos invernos são rigorosos. Embora os canteiros levem alguns anos para ganhar estabilidade, você pode contar com uma colheita regular a cada primavera.

       Compreenda que talvez não seja possível colher no primeiro ano. Vegetais perenes geralmente levam mais tempo do que os anuais para alcançar o estágio de colheita. Em muitos casos, você não terá produção alguma no primeiro ano, principalmente se estiver cultivando vegetais a partir de sementes.

       Estimule o crescimento de vegetais que se autoseemeiam. Existem alguns vegetais que não são estritamente perenes, mas geralmente podem ser considerados autossemeáveis. Algumas plantas anuais produzem sementes que caem no chão e crescem sozinhas, sem a intervenção humana.

       Ex: Cenoura, Espinafre, Salsa e Tomate Cereja.

Para estimular a autossemeadura, evite plantar o vegetal principal em sacos plásticos ou vasos muito apertados, pois assim as sementes acabam tendo uma pequena superfície de solo para brotar.

       Cultive vegetais bianuais. Tendem a proporcionar duas épocas de cultivo: duas colheitas.

       Ex: Acelga, Alho-poró, Beterraba, Cebola, Couve-de-bruxelas, Couve-flor, Couve-crespa, Escarola, Repolho, Salsa, Nabo. O Aipo resistente ao frio pode produzir na primavera e no outono.

       Tenha cuidado com batatas "espontâneas". Uma vez crescidas, é difícil se livrar das batatas porque é muito fácil deixar passar alguns tubérculos pequenos quando estiver colhendo. Esses tubérculos voltarão a crescer na estação seguinte, produzindo o que é conhecido como batata ‘espontânea’. Isso é geralmente malvisto, pois os tubérculos podem portar doenças de um ano para outro e o espaçamento natural não é ideal para uma boa safra.              Por isso, é melhor evitar que essas batatas se estabeleçam como uma cultura repetida. Se essas batatas voltarem no ano seguinte sem que você as tenha plantado, é melhor enterrá-las (acumulando mais terra ou adubo ao redor da base do broto) para evitar que elas sejam expostas à luz. Assim, nenhuma batata que você colher será verde (batatas verdes não são comestíveis).

PERENES

ANUAIS

       Plantas que vivem apenas durante uma estação de cultivo e, geralmente, morrem no inverno.
       
Os vegetais mais comuns são anuais, o que significa que precisam ser replantados a cada ano. 

       As plantas anuais germinam, florescem e morrem

completando o seu ciclo de vida num ano ou menos.          

       Geralmente iniciam o seu ciclo de vida na Primavera, passando a um período de crescimento vegetativo.

       Morrem quando atingem o auge do seu estádio reprodutivo, mas ficam as suas sementes, que darão origem a novas plantas. Mesmo que, eventualmente, estas plantas não morram depois de produzir semente e possam viver longos períodos se forem defendidas do frio em estufas, são consideradas como tendo ciclos anuais.

       Exemplo: Alface, Coentro, Feijão.

Precisam de mais água e/ou manutenção

Salsa,

Cebolinha 

Manjericão

Alface

Rúcula

Abobrinha

Berinjela

Flores - Perenes

Plantas 

FOLHAGENS - Perenes

Perene.da do respectivo rizoma. Bulbos.

bottom of page