DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
Ficus Pumila, L.
Ficus Pumila
HERINHA, UNHA-DE-GATO
Originária da China. É uma planta arbustiva trepadeira de folhas verdes em ramos com raízes adventícias que se prendem a muros e paredes.Não há como medir sua dimensão, pois é muito ramificada.Suas flores são simples e esbranquiçadas e passam desapercebidas.
Quando mais velhos tornam-se lenhosos, soltando-se da parede e formando grande volume vertical, necessitando ser controlado por podas, o que propicia ramos sempre jovens. Tem crescimento rápido. Aprecia sol mas também pode ser cultivado em muros à meia sombra.
Seu plantio é feito trabalhando o solo junto ao muro, cerca de 30 cm de profundidade e de largura. Destorroar, adicionar adubo animal, cerca de 200 gramas por cova e composto orgânico.
Espaçamento de 15 cm em linha, bem junto ao muro de modo que a planta encontre seu suporte quando iniciar seu crescimento.
Regar bem durante pelo menos uma semana e depois espaçar.
Não necessita adubações frequentes, mas na primavera, após uma poda severa poderá ser colocado no solo junto da muda o adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas por metro linear, misturado a composto orgânico. Não esquecer de regar neste momento.
Contribui para uma menor irradiação de calor nos dias quentes, diminuindo a incidência de ilhas de calor sufocante,
Ajuda na retenção da poeira em suspensão. Pode ser usada juntamente com outras para confecção de paredes vegetadas.
Enraiza facilmente, bastando retirar mudas dos ramos soltos ou mesmo despegar alguns da parede e cortar.Cortar as estacas com 5 a 10 cm de comprimento, retirando as folhas inferiores com corte de tesoura afiada, sem danificar as gemas, deixando pelo menos duas para enraizamento.
Enterrar em areia úmida mantendo este substrato úmido até a emissão de raízes, deixando a muda na sombra e coberta com plástico transparente.Quando notar que inicia a desenvolver folhas, retire com cuidado e plante em sacos pequenos, com solo preparado, regando a seguir.Não confunda a Unha-de-gato com a Hera, uma outra trepadeira muito usada em muros. Deixe em cultivo protegido somente por sombrite, com cobertura de 50%.O substrato para cultivo da unha-de-gato deve ser rico em matéria orgânica.Misturar num recipiente ou sobre uma lona no chão, composto orgânico de folhas, adubo animal de curral bem decomposto e terra comum na proporção de 4:2:1. Misturar bem, encher os sacos, plantar as estacas e regar.Regar todos os dias se for preciso, por pelo menos 10 dias, para manter o substrato levemente umido.