top of page

PAINEIRA ROSA
(Ceiba speciosa)

(Chorisia speciosa)

Paina, Kapok.

Produz frutos semelhantes a abacates, só que de casca muito dura.      É difícil encontrá-los ainda fechados no chão: eles se abrem ainda no pé, nos galhos mais altos, estourando a casca depois de muitos dias de exposição ao sol. Assim, maduros, estão prontos para serem fuçados pelos passarinhos que, como o vento, são os responsáveis pela dispersão das sementes. De beija-flores a periquitos e maritacas, é grande o número de aves que recheia seus ninhos com paina - uma maneira muito confortável de manter os ovos aquecidos e protegidos de umidade.
     Rústica, tem crescimento rápido, o que a torna forte candidata na recuperação de áreas degradadas. Seu tronco, que pode passar dos 25 metros de altura, tem espinhos grossos.
     Colha os frutos ainda fechados e deixe-os no sol até que a casca estoure – peça para a molecada pisar em cima para retirar as sementes.

     Coloque as sementes em sementeira ou saquinhos individuais, em terra misturada a areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo-as à meia sombra. Cubra com um pouco de substrato peneirado e regue 2 vezes ao dia, sem encharcar.

     Em menos de 4 meses, as mudas estarão prontas para o plantio em local definitivo – que deve ser bem espaçoso, para dar conta de uma árvore tão grande.

bottom of page