top of page

MELANCIA (Citrullus lanatus)

Provavelmente originária do norte da África,

Por sementes,. Solos drenados, sílico-argilosos, profundos e ricos em matéria orgânica. A colheita é feita cerca de 100 dias após plantio.

Necessita, apenas, ser limpa uma ou duas vezes durante o seu ciclo vegetativo, que é de cerca de 90 dias. A adubação é opcional, podendo ser feita com esterco produzido na própria fazenda, colocando-o na cova, antes do plantio.

A semeadura é feita diretamente no local, mas podem ser semeadas em vasos com 10 cm de diâmetro ou sacos para mudas, que são mantidos em locais aquecidos. As mudas devem ser transplantadas cuidadosamente com 10 a 15 cm de altura.

No local definitivo são abertas covas de 30 ou 40 cm de diâmetro e profundidade, com o solo retirado, adubado e recolocado. As sementes vão a 2 a 5 cm, até seis sementes por cova. Posteriormente elimina-se as mudas mais fracas. Deixar apenas duas ou três plantas por cova. A germinação das sementes normalmente leva entre 4 e 14 dias. Espaçamento: de 2 a 3 m.

colocar uma cama de palha, uma madeira ou outro material sob cada fruto, para que estes não fiquem em contado direto com o solo, 

Virar com cuidado o fruto em um intervalo de alguns dias pode fazer com que a melancia fique com uma aparência externa uniforme.

Elimine os frutos malformados.

Colheita: entre 80 e 110 dias após o plantio, 

Melancia é normalmente enxertada sobre abóbora, porongo, abóbora menina brasileira e mogango)

bottom of page