DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
Mentha spicata. L
HORTELÃ PIMENTA, Hortelã-graúda, Hortelã Gorda, Malvarisco
Usada como tempero para carnes e xarope contra a tosse. Também pode ser usada como a hortelã comum: chá – infusão, kibe, suco, geleia etc.
Suco de abacaxi com hortelã-graúda
Corte o abacaxi em cubos e coloque no liquidificador. Acrescente água e folhas de hortelã a gosto. Bata, peneire e sirva gelado.
Geleia de abacaxi com hortelã-graúda
Lave e descasque um abacaxi. Corte em pedaços, aproveitando também o miolo. Triture no liquificador com cerca de 8 folhas frescas de hortelã-graúda. Adicione metade da quantidade de açúcar em relação à polpa de abacaxi. Leve ao fogo até atingir o ponto desejado.
HORTELÃ ou Menta, Spearmint, Menthe verte, Menthe en épi, Mentastro verde, Hierbabuena, Yerbabuena, Mentha piperita (Mentha spicata L.)
Há várias espécies de menta ou hortelã.
Cultivo ridiculamente simples. Vai bem até mesmo em vasos dentro de casa. Sua única exigência é ter terra úmida e bem adubada (com composto orgânico ou húmus de minhoca). Cresce tanto à meia sombra quanto no sol pleno.
Evite cultivá-la em canteiros coletivos: tem raízes invasoras e caules subterrâneos que logo escapam do controle. É mais conveniente cultivar a hortelã sozinha, em vasos,
Esses caules subterrâneos , aliás, podem gerar mudas: basta cortar um pedaço com raízes e plantar na terra úmida.
Podar toda a planta deixando só alguns toquinhos sempre que notar que os caules estão finos, compridos e “pelados”, com folhas só nas pontinhas. Essas podas ajudam a renovar a folhagem.
Enraíza facilmente na água.