top of page

MANJERICÃO (Ocimum basilicum)
Basil, Basilic,Albahaca, Alhábega, Basilico 

Precisam ser cultivados em local que recebe ao menos quatro horas de sol por dia. Quem pretende plantá-lo em vaso deve escolher um modelo com no mínimo 30 cm de profundidade, já que essa espécie cresce muito mais do que as ervas que normalmente temos em hortas domésticas. O solo ideal pode ser preparado com uma parte de terra e outra de composto orgânico.
É uma planta de ciclo de vida curto, que não vive muito mais que um ano, portanto, quando sua muda terminar a floração, vai secar e morrer. Manter-se atento ao ataque de insetos, especialmente de lesmas, lagartas e pulgões. Por ser planta comestível, faça a prevenção de pragas borrifando óleo de Neem diluído em água.
Se quiser aproveitar ao máximo o sabor das folhas, faça como os grandes cozinheiros e não permita que o manjericão floresça: destaque as hastes florais tão logo elas surjam. Já se a intenção é produzir sementes, espere que as pequenas flores brancas ou rosadas sequem no pé, colha as hastes e bata as flores num papel claro, para facilitar a visualização dos grãozinhos. As sementes podem ser armazenadas em local escuro e seco por até seis meses.

 

Enraíza facilmente na água.. Corte com uma faca de lâmina afiada logo abaixo dos nós (de onde saem novas folhas e galhos), deixando a muda com cerca de 10cm de altura. Tire todas as folhas dos galhinhos, deixando apenas as da parte superior. Mergulhe-os em um copo cheio de água, deixando apenas as folhas para fora. Mantenha o copo em um local fresco, mas que bata a luz do sol, e troque a água de vez em quando. Raízes vão nascer e quando atingirem cerca de 5cm de altura, separe cada galhinho em um novo copo.

bottom of page