DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
Arbustiva e tem cultivo principalmente no Triângulo Mineiro. Muito consumida na forma de conserva, devido ao seu sabor suave. Usados também em entradas e saladas, os frutos são doces, saborosos e aromáticos, embora existam espécies picantes dessa pimenta.
Utilizada principalmente em Goiás como tempero de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho. Suas plantas tem flores brancas e frutos com formatos arredondados ou achatados, colorações amarela ou vermelha e pungência elevada. Possui aroma característico. Os frutos ainda verdes são comercializados in natura, enquanto que os maduros (amarelos ou vermelhos) são usados em conservas e molhos.
Também chamada de Chapéu-de-Bispo ou Chapéu-de-Frade. Pequeno arbusto vigoroso e produtivo que pode chegar a 1 m de altura. Com coloração verde quanto imaturo e vermelho, após a maturação, o fruto é suave e doce, mas existem espécies levemente picantes.
Verdes, passando para laranja-pálido ou vermelho, quando maduras. Utilizadas na culinária das regiões norte e nordeste, por apresentarem aroma acentuado e sabor doce ou pouco picante. São usadas como tempero em arroz, saladas e, especialmente, no preparo de peixes e frutos do mar. Quanto à ardência, esta pode ser suave ou ausente, mas tb bem picantes.
Também conhecida como Chifre-de-Veado, é uma das mais consumidas no Brasil. Mais suave que a malagueta, são arbustivas, com cerca de 1 m de altura. Os frutos, de coloração vermelha quando maduros. Para a produção das pimentas secas "vermelha" e "calabresa", a espécie é desidratada na forma de flocos com sementes.
Uma das mais populares do Brasil. São arbustivas, vigorosas, com altura de 0,9 a 1,2 m e bastante ramificadas. Os frutos quando maduros passam da coloração verde para a vermelha. Bem picantes, são usadas em consumo fresco e no preparo de conservas.
PIMENTA (Capsicum,Piper) Peper, Piment, Ajíes, Chiles, Guindillas,
Pimientos, Peperone
A pimenteira é cultivada geralmente como anual, mas é uma perene de vida curta e em condições adequadas pode produzir bem por alguns anos.
Solo leve, drenado, fértil.
Sementes podem ir diretamente ao local definitivo, mas o mais comum é em sementeiras. Também podem ser colocadas sobre papel absorvente, mantido umedecido e em local aquecido, até a germinação, quando são então transferidas para o solo.
No solo as sementes germinam em 1 ou 2 semanas, O transplante é feito quando as mudas atingem de 8 a 10 cm de altura.
Algumas precisam de tutoramento.
Colheita: de 80 a 150 dias após a semeadura.
Ao colher ou manusear os frutos picantes, use luvas. Água não basta para tirar a capsaicina da pele. Contudo, é solúvel em álcool e em óleo.
Descreva sua imagem.