top of page

Para a Sudorese:

Tomar uma xícara de chá se sálvia diariamente para reduzir a secreção das glândulas sudoríparas.
tomar o chá 20 minutos antes ou depois das refeições e não deixar ferver demais. 

Se você acha que transpira mais que o normal pelos pés ou as mãos, pode experimentar esta solução à base de sálvia: prepare uma infusão adicionando duas colheres de sopa de sálvia a um litro de água, ferva durante três minutos e tampe-a enquanto repousa até esfriar ligeiramente. A seguir, procure um balde onde a possa colocar e coloque os pés lá dentro durante uns minutos. Mas evite que esfrie demais, pois é importante submergir os pés na infusão o mais quente que conseguir aguentar. Por fim, enxágue seus pés com água fresca, seque-os e hidrate-os esfregando com creme de sálvia.  (fonte)

SÁLVIA (Salvia officinalis)
Sage, Garden Sage, Sauge, Herbe sacrée,T d'Europe, Salvia Comune

A sálvia pode ser cultivada a partir de sementes ou muf=das,, por estaquia, por alporquia ou por divisão de touceiras. As sementes podem ser plantadas em canteiros, sementeiras, pequenos vasos, sendo transplantadas quando ficam grandes o suficientes para serem manuseadas sem causar danos às mudas. Plante as sementes a 1 cm de profundidade ou menos. A germinação das sementes leva 2 ou 3 semanas.

Os outros métodos são recomendados para quem quer obter clones. O plantio por estaquia é feito cortando ramos lenhosos e plantando estes em solo bem úmido, até que enraízem.

Como nem sempre é fácil conseguir que os ramos enraízem para formar as mudas, muitas vezes é preferível usar a alporquia, que consiste em estimular o surgimento de raízes em ramos da planta antes que estes sejam cortados. Isto é feito geralmente curvando um ramo até o solo, e enterrando um trecho deste para que enraíze neste local. Após o enraizamento, o ramo é cortado antes do trecho que enraizou, e a muda é então cuidadosamente desenterrada e transplantada. Outro método consiste em amontoar terra em torno de uma planta adulta, de forma que seus ramos enraízem. Então a planta é cuidadosamente desenterrada e os ramos enraizados são cortados e plantados em um novo local. Em todos estes casos, o tempo necessário para que ocorra o enraizamento dos ramos é de aproximadamente 1 mês.

Espaçamento: de 60 a 80cm entre as linhas e de 40 a 50cm entre as plantas.

A sálvia também pode ser cultivada em jardineiras e vasos de tamanho grande.

bottom of page