top of page

PITANGUEIRA

É tão comum e se reproduz com tamanha facilidade que pode ser encontrada em qualquer quintal. Surpreendente adaptação.
As flores aparecem na primavera, época em que a árvore é muito visitada por abelhas.
No Nordeste, é comum vê-la como cerca-viva. Suas folhas podem ser consumidas como chá, para combater diarreias e verminoses infantis – prepare o líquido adicionando uma colher (sopa) de folhas picadas a um copo de água fervente, e ofereça à criança uma colher de chá a cada cinco minutos.
Suporta tanto o frio quanto a seca. O solo deve ser preparado com duas partes de areia, uma de terra vegetal e uma de composto orgânico e mantido ligeiramente úmido. Adube a cada três meses com farinha de osso, encontrada em grandes lojas de jardinagem. Se quiser frutas mais rápido – a partir de quatro anos, no caso de mudas feitas de estaca – pode os ramos inferiores que nascem constantemente e deixam a árvore com cara de touceira.

Regue a pitangueira todo dia durante as três semanas depois da floração.
Papel toalha molhado 3 dias (enrolada) para amolecer. Copo descartável c/ furo, uma por copo, regue. Germina em 30 dias. Em 3 meses atinge 50 cm. 2 anos p dar pitanga...Ou melhor, por estacas: tirar as folhas.
Copo c água 3 dias. Plantar. 1 1/2 mês até germinar.

PITANGA (Eugenia uniflora)

A propagação por sementes é o método comum de propagação para pequenos plantios e pomares domésticos.

Tira as sementes e coloca em papel-toalha hidratado por uns 3 dias. Passa para copinhos com substrato ou areia grossa e furo no fundo.
Muda com 3 meses, para transplantar. Cabe num vaso de 70 kg de terra. Dois anos para produzir.

No plantio misturar 10 litros de esterco de curral 200g. de superfosfato simples e 100g. de cloreto de potássio no fundo da cova. 
Pode ser reproduzida por mergulhia ou alporquia.
Para estaquia, arrancar um galho do tronco, tirar todas as folhas, copo de água por 3 dias e então plantar (1 mês e 1/2).
Após plantar a pitanga, regue-a em demasia nos dez dias seguintes, sem encharcar. 
Pode ser podada a partir de seu primeiro ano. 

Por ser ramificada e tolerante a podas é também utilizada como cerca-viva. As adubações são necessárias semestralmente e no momento do plantio.

bottom of page