DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
BROMÉLIA, Gravatá (Guzmania ligulata)
As bromélias são classificadas de acordo com o seu habitat:
Terrestre – crescem sobre a terra;
Epífitas – crescem sobre as árvores;
Rupículas – crescem sobre as rochas.
Porto Seguro e Imperial são muito usadas em paisagismo.
Fácil de cuidar, se adapta bem à maioria dos espaços, quer interiores quer exteriores, por serem muito resistentes. Existem mais de 3,2 mil espécies
Luz solar direta. Regue a bromélia semanalmente ou quando notar que o substrato se apresenta seco. Use a quantidade de água necessária para umedecer o substrato e não encharcá-lo.
Em dias quentes é aconselhado que borrife a bromélia com água. Algumas variedades acumulam água no interior das flores, porém isso não é grave.
Substrato: chips de côco ou cascas de pinus com terra vegetal.
Retire as folhas secas. No momento de adubar, o que deverá ser feito na primavera, evite fertilizantes com boro, cloro ou fósforo em excesso e prefira um de formulação NPK 10-4-16.
Para incentivar sua bromélia a florir, plante-a em húmus ou coloque pedaços de maçã a apodrecer no substrato, o que libertará etileno.
Existem três maneiras de se fazer a propagação dessas plantas:
Propagação vegetativa
Rápida e simples de se obter as mudas. Toda bromélia produz uma ou mais brotações na parte basal da planta, nas bainhas das folhas, ou em brotações laterais chamadas de estolões. Os brotos podem ser retirados com canivete ou faca, bem rentes àplanta mãe, enquanto os estolões devem ser retirados respeitando uma distância de cerca de 4 cm da planta mãe.
Deve-se colocar os brotos ou estolões retirados, em ambiente sombreado, para que haja cicatrização dos cortes. por uns 2 dias. O plantio da muda sem proceder à cicatrização, geralmente, incorre em falhas e perda das mudas.
Pode-se plantar, no local definitivo Sua primeira floração dar-se-á de 1 a 2 anos, dependendo da época do plantio da muda.
Pode-se tb propagar por sementes ou aind “In vitro”. A reprodução “in vitro” é uma técnica de laboratório, que faz a reprodução por meio da cultura de tecidos..