top of page

​Propagação por sementes (comercial)

​É o que os viveiristas fazem, processo que exige estufas para cultivo protegido. A semente é muito pequena. Usar substrato leve e rico em matéria orgânica. Não cobrir as sementes. A irrigação da sementeira pode ser feita mergulhando-se a parte baixa da caixa diretamente na água, ou então por nebulização. A germinação ocorre em ambiente úmido e escuro; portanto, as caixas já semeadas devem ser recobertas com papel ou plástico escuro. A temperatura ideal: 21 graus.

Após 2 a 3 semanas da semeadura, obtêm-se as plântulas que devem receber gradualmente maior luminosidade.

Primeiro transplante: passados 30 dias da semeadura, as plântulas são transferidas para novas caixas de madeira de 30 x 40cm, contendo igualmente um substrato leve e esterilizado, onde permanecem por 60 dias.

Segundo transplante: as mudas são passadas para canteiros com substrato leve e poroso. As plantas permanecem no canteiro por 1 mês aproximadamente. Finalmente são transferidas para vasos.

GLOXÍNIA (Sinningia speciosa)

Herbácea perene, é planta de vaso, cultivada quase sempre em estufas usada dentro de casa, com luminosidade natural.

​- No outono perde as folhas entrando em dormência. Retira-se o tubérculo da terra, coloca-se em local arejado e seco. A sugestão é uma caixa de sapatos, enrolando em papel onde se escreve a cor das flores.

- Na primavera, preparamos o vaso com substrato de adubo animal misturado a composto orgânico ou húmus de minhoca.e 1 col sopa de NPK 4-14-8. Fazer um buraco, colocar o tubérculo e colocar uma camada leve de substrato, sem enterrar nem apertar. Regar.

Propagação

- Colocar as folhas com pecíolo dentro de um vidro com água, deixando somente a ponta do pecíolo tocar a água. Troque esta a cada 2 dias ou coloque gotas de água sanitária para evitar apodrecer.  

- Outro modo é colocar a folha com ou sem pecíolo num recipiente com areia de construção.

- Outro processo é cortar uma folha e colocar sobre a terra, cm plástico por cima.

bottom of page