top of page

MURTA-DE-CHEIRO, Murta-da-índia, Murta,

Jasmim-laranja, (Murraya paniculata)

Perene, sol pleno ou meia-sombra.

Arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 m de altura. Usada em cercas-vivas, apresenta ramagem lenhosa, bastante ramificada. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

Devido a facilidade de propagação pode tornar-se invasiva.

Tem sido sistematicamente banida do meio rural por ser vetor de propagação da bactéria Candidatus liberibacter americanus, a transmissora de uma praga que pode exterminar pomares de laranjais e limoeiros: o greening, que deixa as folhas amareladas e faz com que os frutos nasçam irregulares. Como tem disseminação facilitada pelos polinizadores acima mencionados, foi considerada uma praga em algumas regiões e literalmente arrancada do solo. Certifique-se que não haja cítricos nas proximidades.

O solo deve ser fortalecido com esterco animal e húmus, As adubações devem ser semestrais, assistidas com um suplemento de quelato de ferro para evitar a clorose. As podas devem ser feitas preferencialmente na Primavera.
Também é perfeita para a arte do bonsai.

Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos.

bottom of page