DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
GUAPURUVU, Pau Gigante, Pau-de-Vintém, Guapurubu, Ficheira, Bacurubu, Guapiruvu, Garapivu, Pataqueira, Bacuruva, Birosca, Bandarra e Faveira (Schizolobium parahyba)
É uma árvore de crescimento impressionante.
Em 2 anos atinge de 8 a 10 metros de altura.
Com uma altura que chega a 30 metros, esta árvore geralmente possui tronco reto e copa larga e uniforme. Suas folhas são compostas de duas fileiras de folhinhas miúdas. Ela exibe ainda frutos alongados, em forma de raquete.
É apropriada para jardins extensos, assim como parques e praças,
Prefere locais úmidos como as margens dos rios e é capaz de tolerar encharcamento
A madeira do guapuruvu é pouco resistente, mas presta-se à confecção de embarcações tipo canoas exatamente pela leveza e facilidade de entalhe.
Suas sementes e folhas foram estudadas quanto a sua ação contra os efeitos lesivos de acidentes ofídicos
Multiplica-se por sementes, sendo interessante a quebra da dormência através da escarificação mecânica (o tegumento da semente deve ser desgastado no lado oposto ao hilo), imersão em ácido sulfúrico ou imersão em água quente. As sementes permanecem viáveis por muitos anos se armazenadas em local arejado e fresco.
Embora seja usada no paisagismo urbano, a guapuruvu tem um senão: seus galhos são quebradiços e uma queda eventual pode causar estragos nos telhados. Por outro lado, em função de ter uma madeira leve, é matéria-prima para a confecção de canoas, lápis, caixinhas e modelos de aeromodelismo, entre outros usos.
De agosto até meados de outubro, o guapuruvu fica completamente despida de folhagem.
Para a germinação das semente é necessário que vc deixe por 30 min. em água quente ou 2 a 3 dias em água.
Também vale riscar no chão áspero as sementes do lado contrário do germen para romper a envoltória de proteção, depois é só colocar na água para que ela inchar e romper o broto.