DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
DIY - Do It Yourself
PATA-DE-VACA, Bauínia, Árvore-orquídea,
(Bauhinia forficata)
Muito florífera, rápido crescimento, largamente utilizada na arborização urbana, apresenta porte médio.
O florescimento vistoso inicia em meados do inverno e permanece durante a primavera.
Ocorre uma variedade de flores brancas, denominada Bauhinia variegata ‘Candida’. Seu cruzamento com a Bauhinia purpurea, deu origem a um híbrido muito famoso, de flores pink, aBauhinia x blakeana, conhecida também como Bauínia-de-hong-kong.
Solo fértil, drenável e profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente nos dois primeiros anos.
Podas de limpeza no fim do inverno auxiliam na prevenção de pragas e doenças.
Plantas bem estabelecidas não necessitam adubação nitrogenada, visto que são leguminosas e fixam o nitrogênio devido à sua associação com bactérias específicas. No entanto, elas respondem bem à suplementação de fósforo e potássio, com excelentes florações.
Multiplica-se por sementes recém colhidas, no momento em que começam a cair sozinhas. Pode botar primeiro ara geminar no papel-toalha. Depois disponha-as em saquinhos com substrato mantido úmido. A germinação ocorre em cerca de 15 dias. Também é possível propagá-la por estacas e alporques de ramos semilenhosos.
Não é preciso deixar a semente de molho!
Tratamentos pré-germinativos promoveram acréscimo de pelo menos 50% na germinação das sementes de pata-de-vaca, sendo que a escarificação com ácido sulfúrico (15 minutos), revelou ser o método mais efetivo para a superação da dormência desta espécie. A utilização de álcool (10 minutos) pode ser uma boa alternativa para promover a germinação de sementes de pata-de-vaca.