top of page

JATOBÁ (Hymenaea courbaril)

Crescimento lento, madeira excelente.

Frutifica aos 8-12 anos de idade e não necessariamente anuailmente.

Floresce entre setembro e outubro, frutifica entre março e julho e desfolha quase que totalmente entre junho e agosto.

A extração consiste na quebra do fruto com martelo. A retirada do endocarpo farináceo é feita com uma faca, seguida pela maceração das sementes, em água corrente sobre peneira.

As sementes devem ser submetidas, antes da semeadura, a tratamento para a superação da impermeabilidade do tegumento, como: escarificação manual no lado oposto a protrusão da radícula, seguida de imersão em água, por 24 horas; imersão em água quente, até a temperatura voltar à ambiente; ou imersão em ácido sulfúrico concentrado, por 30 minutos, seguida por lavagem em água corrente, por 10 minutos.

A semeadura pode ser feita, a 1cm de profundidade e 10cm de distância, em sementeira com areia peneirada lavada ou em embalagem individual. A germinação inicia aos 20 dias e finalizando aos 40 dias, com porcentagem de 80-100%.

Propagação vegetativa: É possível obter material para micropropagação utilizando explantes de plântulas.

Produção de mudas no viveiro: as mudas devem ser repicadas para sacos de polietileno, contendo terra preparada com esterco curtido, quando os eófilos tornarem-se visíveis. Devem ser mantidas em viveiro, com sombreamento parcial, e ser transplantadas quando atingirem cerca de 30cm de altura.

bottom of page