
GURDJIEFF
PARA INICIANTES
dicas práticas
"EU SOU"
"A vida só é real quando eu sou"
Para a compreensão correta do significado desse primeiro "exercício de ajuda", é antes de tudo necessário saber que quando um homem normal – ou seja, um homem que já possui seu próprio "eu", sua "vontade" e todas as outras propriedades do verdadeiro homem – pronuncia em voz alta ou em si mesmo as palavras "Eu sou", elas são sempre produzidas em seu "plexo solar", uma "ressonância", ou seja, uma espécie de vibração, um sentimento ou algo semelhante. Esse tipo de "ressonância" também pode ocorrer em outras partes do seu corpo, mas sob a condição de que, ao pronunciar essas palavras, sua atenção esteja intencionalmente focada nessas partes.
O homem comum que ainda não tem dados para essa ressonância natural, mas que conhece a existência desse fato e faz esforços conscientes para constituir nele os verdadeiros dados que fazem parte da presença geral de um homem verdadeiro, se ele frequentemente e corretamente pronuncia essas mesmas palavras, que ainda lhe são vazias, e se ele imagina que essa "ressonância" ocorre nele, pode, a longo prazo, por meio de repetições frequentes, adquirir o "início teórico" de uma possibilidade para a formação efetiva desses dados.
Para começar, quem se exercita dessa forma deve imaginar, ao pronunciar as palavras "Eu sou", que essa ressonância já está acontecendo em seu plexo solar. Nesse sentido, é curioso notar aqui que, por uma concentração intencional dessa ressonância em qualquer parte do corpo, um homem pode pôr fim a toda desarmonia que surja nessa parte do corpo; Ou seja, ele pode, por exemplo, aliviar a dor de cabeça concentrando a ressonância magnética na área da cabeça onde sente dor.
No começo, você precisa pronunciar as palavras "Eu sou" com muita frequência e tentar nunca esquecer de experimentar essa ressonância no plexo solar. Se essa ressonância não for experimentada, mesmo na imaginação, a expressão em voz alta, ou para si mesmo, das palavras "Eu sou" não terá significado. Pronunciá-las sem essa ressonância terá o mesmo efeito que o pensamento associativo automático, ou seja, um aumento, na atmosfera do nosso planeta, do que determina em nós, pela percepção que temos dele e por sua fusão com nosso segundo alimento, uma necessidade irresistível de destruir os diferentes tempos da nossa vida cotidiana. Mal estabelecido ou bem estabelecido ao longo dos séculos.
Este segundo exercício, como já disse, é apenas preparatório; E só quando você adquirir "habilidade" na experiência desse processo imaginada em si mesmo, eu lhe darei os detalhes complementares para obter resultados reais em você.
Primeiro, foque a maior parte da sua atenção nas próprias palavras: "Eu sou"; A outra parte se concentra no plexo solar e a ressonância ocorre gradualmente sozinha.
No começo, basta adquirir, de certa forma, o "sabor" desses impulsos que você ainda não tem em si mesmo e que, por enquanto, pode simplesmente designar com as palavras "Eu sou", "Eu posso", "Eu quero"." Eu sou, eu posso, eu sou poder."